TORREÃO DA ALAMEDA RESERVA TINTO 2015



      A Quinta da Alameda é uma propriedade situada na região do Dão em Santar que apresenta 15Ha de área dedicada à vinha. Iniciou a produção de vinho engarrafado em 1989, mas as primeiras colheitas não foram alvo de critica muito positiva. Pessoalmente lembro-me de algumas colheitas do fim da década de noventa que tinham todas o mesmo perfil: por um lado, excessiva presença de madeira, por outro lado, mesmo sabendo que as vinhas no Dão estão em média plantadas entre os 400 e os 600 metros de altitude e que os solos são maioritariamente graníticos o que marca os vinhos com frescura  e acidez, os vinhos da Alameda eram isso, mas de uma forma extrema, sempre muito vegetais e com taninos explosivos, como se tivessem sido feitos com uva pouco madura. Aparentavam ter mais idade do que na realidade tinham, pouco frutados em prova. Enfim, o projecto não corria como desejado e acabou por terminar em 2006, já eu lhes tinha perdido o rasto de forma voluntária.
     Felizmente voltou a fazer-se vinho na Alameda a partir de 2012, agora na posse de Carlos Lucas. Os novos vinhos desta quinta pretendem representar um corte radical com o passado da mesma. 
     O Torreão da Alameda reserva tinto 2015 (14º) que agora se prova, feito com as habituais castas da região Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro Preto, tendo passado 12 meses em carvalho  francês e mais 6 meses em garrafeira antes de ser lançado no mercado, apresenta-se vinoso, ainda fechado de cor, bem no nariz com evidente fruta do bosque, ameixa preta, chocolate. A madeira faz-se notar igualmente no aroma, pelo toque a especiaria. Na boca  apresenta-se musculado, não é um Dão que prime pela elegância, mas sim pelos taninos indomados e pela robustez sensorial. Um pouco excessiva na minha opinião. Mas fica a curiosidade de saber como tudo isto irá evoluir em garrafa.
(Nota 16)
      

Comentários

Mais visualizado